BANCADA ESTADUAL DO MDB, CHAMA MALDANER DE ANTIDEMOCRATICO
A bancada estadual do Mdb reagiu com uma dura nota à resolução assinada pelo presidente estadual do partido, Celso Maldaner, que regulamenta as prévias emedebistas para escolha do candidato ao governo do Estado, marcadas para 19 de fevereiro. Pelas regras, as inscrições precisam ser feitas até dia 10 de fevereiro e são necessários pelo menos seis meses de filiação ao partido para participar. A regra impede a participação do governador Carlos Moisés (ex-Psl) caso opte por se filiar ao Mdb, como defende a bancada. A nota foi divulgada à tarde. Pela manhã, os deputados foram recebidos na Casa d’Agronômica para um café da manhã.
Leia a nota da bancada do Mdb:
A Bancada do Mdb na Assembleia Legislativa, que defende candidatura própria ao governo e consulta prévia às bases do Partido, reage com surpresa e perplexidade à monocrática decisão sobre regras impostas visando deliberações para as eleições deste ano. Os deputados entendem que o diálogo em instâncias como a Executiva e o Diretório Estadual, bem como com lideranças no Congresso Nacional, ex-governadores, prefeitos e vereadores foram ultrapassados, com evidente prejuízo aos interesses de segmentos partidários.
É no mínimo antidemocrática a iniciativa de um dos candidatos à prévia subscrever e ditar regras sem consultar ninguém. Por essa razão, a Bancada defende a imediata anulação dos critérios da resolução 001/2022 emitida pelo presidente do Diretório Estadual, a fim de que seja restabelecida a democrática via de debate interno, marco histórico da trajetória do Mdb catarinense.