CINEASTA CARIOCA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ LEBONREGENSE

CINEASTA CARIOCA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ LEBONREGENSE

A cineasta Márcia de Gusmão Paraiso Cavalcanti, cineasta, jornalista e pós graduada em Comunicação Social, nascida no Rio de Janeiro e hoje radicada em Florianópolis, recebeu na última segunda feira, 17, o Título de Cidadã Lebonregense, concedido pela Câmara de Vereadores de Lebon Régis e pela Associação do Contestado.

Márcia foi agraciada com o título, pela realização do filme “PARA NÃO ESQUECER A GUERRA”, referindo-se à Guerra do Contestado, o maior conflito brasileiro, esquecido pela história e pelo estado.

O filme foi rodado dentro de um igreja, típica da época, toda construída em madeira e os atores e atrizes são todos alunos e professores da Escola 30 de Outubro de Lebon Régis.

O filme já foi premiado como melhor filme no Festival Internacional d Cinema Infantil pelo júri popular no Rio de Janeiro.

Agora ele concorrerá no Festival de Canes n França.

Marcia confessa que até mudar-se para Florianópolis, nada conhecia sobre a Guerra do Contestado, mas que aí interessou-se pelo assunto e passou a estuda-lo. Desde 2014 começou a fazer visitas periódicas à Lebon Régis, estudando tudo sobre a guerra. Escolheu Lebon Régis, por ser o município Coração do Contestado, onde houve as maiores batalhas.

O título proposto pelo Vereador Osvaldo Siqueira, foi aprovado por toda  bancada e contou com a presença do Prefeito Municipal Douglas Mello, que teceu vários elogios à cineasta.