DEFESA CIVIL DE LEBON RÉGIS VISITA RADAR METEOROLÓGICO ANTIGRANIZO INSTALADO NO MUNICÍPIO

DEFESA CIVIL DE LEBON RÉGIS VISITA RADAR METEOROLÓGICO ANTIGRANIZO INSTALADO NO MUNICÍPIO
A Defesa Civil de Lebon Régis esteve visitando na tarde de ontem (23/01), o Radar Meteorológico, monitorado pela empresa AGF Anti Granizo, que está localizado as margens da SC-355, próximo a Escola 30 de Outubro, em Lebon Régis. Durante a visita o Diretor de Defesa Civil de LR, Flávio Machado, foi recebido pelo Técnico de Combate ao Granizo, Paulo Cesar Tibes, que explicou sobre o trabalho que a empresa faz de monitoramento do tempo, para agir no combate ao granizo.
O Técnico explicou que esse radar é o único no Brasil, destinado exclusivamente ao combate do granizo, que está instalado desde 1989 nesse local, e que é de tecnologia Russa. "Mesmo que seja uma tecnologia de mais de 30 anos, funciona perfeitamente, e através dele, e claro, de outros radares que hoje acompanhamos através da internet, conseguimos fazer o combate ao granizo", explica o técnico.

Ele também explanou sobre o gerador de solo que hoje é usado na liberação do gás Iodeto de Potássio, que é liberado na atmosfera e que chega até as nuvens onde há formação de granizo e diminui o tamanho dos mesmos, minimizando prejuízos a agricultura e população.
"Hoje a empresa AGF é responsável por 160 Geradores de solo, colocados em 13 município da região, que cobrem uma área de 800 mil hectares. De setembro a abril, esse monitoramento é feito 24 horas por dia", conta. Além do monitoramento de formação de granizo, a empresa monitora o tamanho do granizo que caiu, com uso de folhas de alumínio que recobre uma camada de isopor, além de temperatura e quantidade de chuvas caídas.
Até ano passado dos 160 geradores instalados, 55 deles eram custeados pelo Governo do Estado, porém para esse ano, até agora, não foi repassado pelo Governo nenhuma verba para custeio desses 55 geradores, o que fez com que os municípios arcassem com esse custo para que o sistema não fique parado e possa gerar prejuízos pelo granizo aos agricultores e a população.
Em Lebon Régis hoje, existem 7 geradores em funcionamento, dos quais 5 são pagos pelo município de Lebon Régis, e dois pagos particularmente por uma empresa de produção de maças.