PASCOA SANGRENTA: ÓPERA XUCRA QUE SERÁ APRESENTADA PELA ESCOLA 30 DE OUTUBRO DE LEBON RÉGIS

PASCOA SANGRENTA: ÓPERA XUCRA QUE SERÁ APRESENTADA PELA ESCOLA 30 DE OUTUBRO DE LEBON RÉGIS

Em 2025, vai emergir do solo do Contestado algo inédito para Santa Catarina. Alunos da escola pública estadual 30 de Outubro, em Lebon Régis, vão ser protagonistas de uma Ópera Xucra Cabocla. Os estudantes vão apresentar a peça Páscoa Sangrenta, rememorando os 110 anos da Páscoa de 1915 que colocou fim ao Reduto de Santa Maria, resistência cabocla da Guerra do Contestado naquele município.

Continua depois da publicidade

 

A apresentação é uma produção da Associação Cultural Coração do Contestado em parceria com a Escola 30 de Outubro. O espetáculo está previsto para a 11ª Semana do Contestado, evento anual que acontece na cidade durante o mês de outubro, onde circula um público de cerca de 2 mil pessoas.

— A Ópera Xucra sela a ousadia e comprometimento da comunidade escolar com as questões regionais. Desde 2015, a escola extrapolou o âmbito local, apresentando sua produção sociocultural e ambiental em diversos municípios de Santa Catarina, mas o filme “Para não esquecer a Guerra (Plural Filmes, 2022) produzido, dirigido e encenado por eles, levou a escola e o Contestado para todo o Brasil, por meio do cinema e da TV, a partir do Globoplay. Agora, o empenho para esse espetáculo grandioso — diz o professor universitário e geógrafo Nilson Cesar Fraga, idealizador da peça e que cedeu os direitos autorais para a escola.

A Ópera Xucra Cabocla será um espetáculo cênico de luz, imagem e som, com danças coreografadas. A apresentação contará com uma cidade cenográfica, formando um quadro santo caboclo, quatro cruzes e tochas, e uma fumaça cenográfica que se mantém no nível do solo. A ideia é apresentar uma estrutura que lembra espetáculos como a Tomada da Laguna e a Fúria Cabocla, encenações já conhecidas em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Filme que inspirou peça teatral venceu festivais

A ideia da encenação tem como referência o ano de 2022, a partir de uma peça teatral criada, escrita, coreografada e apresentada na escola. Na ocasião, alunos e professores, junto com a Associação Cultural Coração do Contestado, em parceria com a Plural Filmes, produtora de Florianópolis, decidiram realizar uma versão cinematográfica da peça teatral, resultando no filme Para Não Esquecer a Guerra, estrelado pelos próprios alunos.

O filme foi um sucesso no Festival Internacional de Cinema Infantil, em Florianópolis, e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema Infantil no Rio de Janeiro. Também foi levado para sessões na Europa e diversas sessões itinerantes em Santa Catarina.

Para orgulho da comunidade, Para Não Esquecer a Guerra foi selecionado e está na programação do Canal Futura. Ele também pode ser assistido pelo canal de streaming Globoplay