SANTA CATRINA TERÁ POLÍTICA ESTADUAL DE PRODUÇÃO ORGÂNICA
No dia 15 de setembro, foi sancionada a lei estadual nº 18.200, que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, aliado à preservação, à conservação e à regeneração ambiental. Trata-se de uma proposta do deputado estadual Fabiano da Luz (PT), que beneficiará os pequenos produtores lebonregenses.
De acordo com o secretário de Agricultura de Lebon Régis, Leandro Medeiros, o objetivo é incentivar a produção orgânica. “É um setor que está em desenvolvimento em nosso município. Um nicho de mercado vasto e extremamente solicitado pelos consumidores e mercado institucional. Esta lei trará diversos benefícios para os pequenos produtores”.
Segundo o secretário a lei também contribuirá com o meio ambiente e com a sustentabilidade familiar e dos agroecossistemas. “Entre as ações que farão parte da política estadual de agroecologia, estão o reforço na pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural especializadas em produção orgânica, além da inspeção e fiscalização agropecuária ambiental”.
Em nosso município temos como exemplo de esforço de culturas orgânicas e agroecológicas a feira da agricultura familiar. “É promovida há quase três décadas por famílias assentadas. Com este amparo, com certeza, conseguirão recursos e financiamentos em suas produções de alimentos, além de certificação destes produtos, o que agregará valor e conscientização em seus processos de produção”.