SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E RENDA E AÇÃO SOCIAL DO CONTESTADO RETOMAM AO PROJETO PORTAL DOFUTURO

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E RENDA E AÇÃO SOCIAL DO CONTESTADO RETOMAM AO PROJETO PORTAL DOFUTURO

Promover os direitos e garantir oportunidades para crianças e adolescentes do nosso município: este é o objetivo do Projeto Portal do Futuro, executado pela Ação Social do Contestado, em Lebon Régis, com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência.

E na tarde do dia 22/02 aconteceu a assinatura do Termo de Colaboração entre a Prefeitura Municipal, representada pelo Prefeito Douglas Melo e pela Secretária de Assistência Social Trabalho e Renda - SMASTR, Nilce Dias Martins, e a Ação Social do Contestado, representada por seu presidente Pe. Edimar Blascowski e demais membros da equipe gestora.

O projeto prevê a realização de cursos profissionalizantes, como o curso de “Assistência Técnica de Computadores e Redes” e oficinas socioeducativas, tais como karatê, dança, música e artes. Crianças e adolescentes (menores de 18 anos) podem participar dos cursos e oficinas gratuitamente.

As atividades serão realizadas no bairro Núcleo Rio Doce e no Centro. Cerca de R$ 145 mil serão investidos neste projeto. As matrículas iniciarão nos próximos dias. O pedido é que os pais procurem a Ação Social para fazerem as matrículas.

Parceria com o poder público

O Prefeito Douglas e a Secretária Nilce enalteceram o trabalho da Ação Social do Contestado, que já atua no município desde 2016, reconhecendo que a presença destas instituições fomenta e dinamiza as políticas públicas no município.

Douglas e Nilce falaram ainda do estabelecimento de outras parcerias para poder atender a mais pessoas do município, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. O prefeito lembrou que “o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade é algo muito importante, pelo qual precisamos unir esforços. Nosso município precisa desse olhar especial, muito mais quando se trata de crianças e adolescentes”.

Nilce parabenizou a Ação Social do Contestado pelo trabalho realizado e disse: “Vamos trabalhar juntos pela nossa gente”. Ela lembrou ainda do Fundo Municipal do Idoso, através do qual se pode trazer recursos para promover qualidade de vida dos idosos.“A Secretaria vai trabalhar para que isso se efetive o mais rápido possível”, finalizou.

MAS DE ONDE VEM ESSE RECURSO PARA O FIA - FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ?

Os recursos para a realização do projeto são captados pela Ação Social do Contestado a partir de parcerias e campanhas, nas quais as empresas e pessoas físicas destinam um percentual do seu imposto de renda para o município. Esses valores são depositados no FIA - Fundo da Infância e da Adolescência, que é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA. Os projetos então aprovados por este Conselho podem ser executados.

Qualquer pessoa que paga imposto de renda pode contribuir com o FIA do nosso município, basta conversar com o seu contador.